IQF - Índice de qualificação de fornecedor

Como já falamos aqui no blog os fornecedores desempenham o papel mais importante na indústria, por isso é importante termos uma gestão e homologação de fornecedores bem sólida implantada. Hoje traremos um tema muito importante para começar um processo de qualificação de seus fornecedores e triar melhor as suas não conformidades, o IQF.

O índice de qualificação de fornecedor (IQF) é um cálculo matemático que compara o desempenho dos fornecedores baseando-se em variáveis de desempenho, podendo ser aplicado para MP's, ME's e prestadores de serviços, mas aqui daremos o foco em uma das maneiras de tangibilizar esse compromisso em números.


Qual a importância?

Ao aplicar este processo de IQF em sua empresa te trará resultados satisfatórios, podendo definir qual o nível de fornecedor seguro para seu processo. Vale ressaltar que fornecedores que podemos afirmar como seguros seriam de 80% a 85% no cálculo final. Mas o que pode me trazer de beneficios implantando isto em minha empresa? 

Clientes: Melhora  a percepção de qualidade dos clientes, pois não passará não conformidades até a mesa do consumidor.

Recursos: Melhor aproveitamento dos recursos financeiros, não deixará você ter fornecedores que dão dores de cabeça.

Parceiros: Irá solidificar parcerias estratégicas com fornecedores, podendo trazer soluções para seu negócio.

Capacidade operacional: Melhoria na capacidade operacional, trazendo fluidez do começo ao fim do processo.

Como implementar a IQF?

Darei alguns passos a serem seguidos que vão te auxiliar a implantar esta ferramenta tão benéfica em seu negócio.

01 - Simples: Comece com simplicidade, utilize 2 ou 3 parâmetros do máximo. Como variáveis da IQF temos Entregas conformes e não conformes, certificações, entrega de laudos, devoluções e etc.

02 - Avalie: Avalie quais expectativas internas são mais urgêntes para seu processo, discuta isso em reu nião para ter mais opiniões antes da implantação.

03 - Comunique: Comunique seus fornecedores sobre estas expectativas / necessidades e informe uma data para início do monitoramento.

04 - Feedback: Ordene seus fornecedores e ofereça um feedback aos que não atingiram suas expectativas. Vai aqui um lembrete: Precisamos definir a periodicidade para o fim da avaliação e começar o processo de feedback com os fornecedores, o período mínimo seria trimestral, pois assim não ficará acumulando pontos negativos por muito tempo e conseguirá realizar a correção o quanto antes.

05 - Avalie: Avalie seu trabalho, verifique pontos de melhorias e inicie novamente.

Cálculo IQF na prática

IQF = {[INC x 0,6) + (IEC x 0,2) + (IP x 0,2)]-1} x 100

- INC: Índice de não conformidade

- IE: Índice de entregas

- IP: Índice de pontualidade

INC: Índice de não conformidade

Corresponde a quantidade de não conformidades do material encontradas durante o processo de utilização comparado a quantidade de entregas deste material por determinado fornecedor

INC = Quantidade de materiais com não conformidade/ Total de Entrega

IEC: Índice de entregas não conformes

Corresponde a quantidade de não conformidades do material verificadas no ato da entrega ( produtos avariados, trocados, com pragas…etc ) comparado a quantidade de entregas deste material por determinado fornecedor

IEC = Quantidade de materiais com não conformidade na entrega/ Total de Entrega

Índice de Pontualidade (IP)

Corresponde à comparação da data de compra com a data de entrada da Nota Fiscal do produto na Portaria, a diferença quando positiva

IP = Quantidade de entregas em atraso/ Total de entregas deste fornecedor no mês.

Note que cada uma das variáveis representadas pelas siglas INC, IEC e IP são multiplicadas por um “peso”. O INC neste exemplo é multiplicado pelo peso 0,6, ou seja, o índice de não conformidades (IQF) deste fornecedor representa 60% da nota final, já o IEC tem peso 0,2, o que representa 20% da nota final.

Você pode inserir quantas variáveis achar importante, mas lembrando que a somatória de peso de cada uma delas não deve ultrapassar o valor de 1. Vejamos em nosso exemplo: 0,6 + 0,2 + 0,2 = 1. Os pesos podem ser atribuídos e definidos pela própria empresa do modo que achar mais estratégico.

Quer impressionar seu gestor?

Aqui está uma planilha que te ajudará muito no procedimento do cálculo do IQF. Clique aqui, tenho certeza que vai te salvar muito nos próximos passos em sua empresa.

Fonte: Food Safety Brasil


Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem